FAMILIA REAL
Em 1808, a colônia portuguesa já batizada como Brasil, recebe em caráter único, a presença real do príncipe regente, um dos símbolos mais importante da coroa,
Faz se de fato afirmar que é um marco importantíssimo, visto que pela primeira vez a coroa deixa sua metrópole para vivenciar em uma de suas colônias.
1) Porque da transferência?
Devido as ameaças com as guerras napoleônicas, a dinastia dos Bragança, com medo de ser destronadas por Napoleão Bonaparte, resolver antecipar; e antes que Portugal seja invadidas pelas tropas francesas, Dom Joao, o então príncipe regente negocia a transferência da corte com segurança junto aos ingleses.
Quando a corte chega ao Brasil, encontra um país relativamente simples, por mais que já havia uma cultura portuguesa a quase três séculos de colônia, o Brasil era uma colônia proibida, pois estrangeiros não entravam aqui sem autorização da coroa portuguesa, os únicos que entravam aqui eram os portugueses, e os escravos de forma cativa.
2) Quais as dificuldades encontradas na colônia?
Falta de comunicação entre as províncias
Índice de analfabetismo que chegava a 99%da população
Ausência de livros para aperfeiçoamento ao conhecimento.
Não tinha imprensa, por decisão da coroa no sec. XVIII foi proibido as Manufaturas no Brasil, que incluíam indústrias gráficas, então eram proibidas imprimir livros-jornais.
Não havia ensinos superiores.
E claro o fenômeno da escravidão, que a cada 3 brasileiros 1 eram escravos
3) Quais mudanças tomadas por Dom Joao?
Abertura dos portos, essa desde a partida de Portugal já havia negociações das aberturas exclusivamente para os ingleses em troca de segurança.
Construção da Universidade de Medicina
Construção do Banco do Brasil
Jardim Botânico
Imprensa Regia
Real casa de suplicação ( hoje equivale ao TSB)
O mais sábio de todo esse tramite e que com a Invasão de Portugal pelas tropas Francesas; se Dom Joao; não