o caso dos exploradores de caverna
SÃO LUIS
“O caso dos Exploradores de Cavernas”
São Luis
2014
“O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS”
Lon Luvois Fuller (1902-1987) estudou Economia e Direito em Stanford e atuou como professor de Teoria do Direito, inicialmente nas Faculdades de Direito de Origem, Ilinós e Duke, até chegar a Faculdade de Direito de Harvard, na qual foi docente entre 1940 e 1972. Publicou diversos trabalhos nas áreas de Direito Civil, Filosofia e Teoria do Direito. A sua fama mundial se deu mais por conta do texto “O caso dos exploradores de cavernas”, esse trabalho publicado em 1949, foi lido e comentado por diversos estudantes e professores do curso de Direito em todo o mundo, tendo sido traduzido por vários idiomas. O caso dos exploradores de cavernas é uma obra que narra a história fictícia de cinco exploradores, membros da Sociedade Espeleológica, que ao entrarem em uma caverna de rocha calcária, ficam presos depois que um desmoronamento bloqueou a única saída da mesma.
Após alguns dias,a ausência dos exploradores foi notada pelos familiares e como os mesmos haviam deixado indicações da localização da caverna,a equipe de socorro foi encaminhada ao loca.
O trabalho de resgate foi extremamente difícil e houve várias complicações, novos deslizamentos ocorreram e em um desses, dez operários morreram soterrados. Foi necessária uma campanha de arrecadação financeira para a continuação do resgate, pois os fundos da Sociedade se esgotaram. Após algum tempo os exploradores fizeram comunicação com a equipe de resgate através de um rádio capaz de receber e enviar mensagens. Então, os exploradores pediram que lhes informassem em quanto tempo eles seriam libertos e os responsáveis pelo resgate responderam que precisavam de pelo menos dez dias, se não houvesse outros desmoronamentos, ao ouvirem tal informação os exploradores questionaram a equipe se