Família dos calcogênios
Calcogênio é qualquer elemento químico do grupo da Tabela Periódica 16 ou 6A. Que tem como significado: "originário do cobre". Esse nome vem do grego "khalkos", que significa cobre e "genos", que significa uma família de origem nobre. Este grupo é formado pelo: Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Telúrio (Te), Polônio (Po), Ununhexium (Uuh). Todos os elementos deste grupo são ametais e o Polônio é o único deles que é radioativo. Tendo 6 elétrons na camada de valência formam compostos com metais e com hidrogênio quando recebem dois elétrons. Só doam quando esses compostos são formados por elementos do próprio grupo ou com elementos do grupo 7A, os halogênios. O oxigênio difere dos demais elementos do grupo por ser muito eletronegativo e, portanto, o mais iônico em seus compostos.
Nessa família se encontra o elemento de maior presença na crosta terrestre: O Oxigênio, o elemento mais eletronegativo dessa família, por isso apresenta ligações com caráter mais iônico que os demais.
O Oxigênio está presente na forma de óxido dos mais variados elementos. Muitos elementos puros são obtidos através do tratamento desses óxidos. Além da sua óbvia importância na sobrevivência dos seres aeróbios, através da respiração. O oxigênio também é altamente utilizado na indústria do aço. Ele é soprado através do ferro gusa para queimar o carbono presente nele.
O Enxofre é conhecido pelos seus ácidos Sulfúrico e Sulfídrico. O primeiro é um ácido altamente corrosivo, usado em baterias de automóveis, usado na indústria e muitas vezes é o ácido escolhido quando uma reação orgânica precisa de catalisadores ácidos. O ácido sulfídrico é conhecido por ser uma substância volátil e extremamente tóxica quando inalada. A princípio possui um odor de ovos podres, mas a medida a quantidade inalada aumenta, ele afeta o olfato e a pessoa não pode sentir cheiros. Com uma exposição prolongada ele pode até matar.
O Selênio pode ser encontrado em diversas formas de arranjo do