familia e trabalho
Com a mudança da economia ao longo dos anos ,o que gera uma mudança instantânea no mercado de trabalho afetando diretamente as famílias em um todo ,pais de família veem muitas vezes uma mudança drástica na vida profissional o que afeta em todos os sentidos.
Segundo Lilian Montali uma das principais questões é a transformações recentes na economia e no mercado de trabalho se manifestam nos arranjos familiares de inserção e quais as possíveis consequências destas na mudança das relações hierárquicas na família e nas condições de sobrevivência .Nesse processo destacam-se as respostas no mercado de trabalho aos momentos de recessão e expansão ,bem como ao ajuste das empresas, aos requisitos das novas formas de gestão e produção, efetuando como condição para garantir a competitividade em face da abertura da economia em 1990.
Suposto que com a mudança no mercado de trabalho a disputa ficou maior com isso as pessoas tiveram que mudar seus perfis profissionais investindo em suas carreiras muitas vezes por uma remuneração não tão compensatória, interferindo diretamente no pessoal, pois com a mudança econômica as empresas tiveram que diminuir o quadro pessoal, mesmo aqueles capacitados.
Percebe-se que foram momentos difíceis para a população com a dificuldade de oportunidades de trabalho, as famílias foram afetadas diretamente.
Sendo assim com todas as mudanças que os chefes de famílias sofreram, pois não havendo uma política social, várias pessoas passaram por momentos difíceis, desempregados, sem uma nova oportunidade com qualificação igual a de muitos que se encontravam nas mesmas condições, ou até mesmo que empregados mas insatisfeitos com a remuneração, condições de trabalho e ou carga horária, levando assim a greves, afastamentos por doenças, gerando um grande conflito entre patrões e empregados .
Com todos os percalços gerados, veio mais crise, refletindo a fome e a miséria, com a falta de estrutura muitos trabalhos informais sem condições