Familia e sociedade
O ASSISTENTE SOCIAL:
Assistente social é o profissional que tem em mente o bem estar coletivo e a integração do individuo com a sociedade. Sua atuação é muito ampla: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável em todos os sentidos.
Podemos dizer que este profissional não é aquele que doa um peixe, mas o que ensina a pescar.
3º slide: O ASSISTENTE SOCIAL E A FAMILIA.
Ao longo dos anos o modelo de Família vem se transformando, e com essa transformação o aumento do papel do assistente social, que atua como mediador de conflitos.
Deixada algum tempo de ser o único modelo de família nuclear (pai,mãe,filhos) abriu espaço para outros modelos que se adaptaram de acordo com as necessidades.
Desta forma abriu-se também um leque de conflitos gerados por essa nova estrutura, onde o papel do assistente social se torna imprescindível.
FAMILIA NUCLEAR
FAMILIA MONOPARENTAL
FAMILIA HOMOAFETIVA.
4º SLIDE:
O ASSISTENTE SOCIAL E SEUS DIFERENTES ASPECTOS:
Desde a crise mundial nos fins dos anos 70, família vem sendo redescoberta como um importante agente privado de proteção social. Em vista disso, quase todas as agendas governamentais preveem de uma forma ou de outra, medidas de apoio familiar, particularmente as dirigidas às crianças.
Como: aconselhamentos e auxílios, programas de redução da pobreza infantil, combate ao trabalho infantil, a erradicação da escola, abuso sexual, violência domestica, à drogadição, e o abandono de incapaz.
5º slide
Na família o assistente social atua no auxilio aos pais, como aconselhamento e auxilio, ajuda material aos pais, ampliação das visitas domiciliares por agentes oficiais, politicas de valorização da vida domestica, tentando conciliar o trabalho remunerado dos pais com atividades do lar, tentativas de redução do risco da desagregação familiar, orientações pré-nupciais, combate a violência domestica, à gravidez na adolescência.
Há