Familia e Sociedade
Curso de Serviço Social
Disciplina Família e Sociedade
Natiéle Bottega Zorzi
Tutora a Distância: Ma. Ana Lúcia A. Antonio
FAMÍLIA E SOCIEDADE
Faxinal do Soturno/RS
Abril 2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar a ação do Assistente Social no atendimento às demandas da família na sociedade contemporânea. A família é o lugar onde se ouvem as primeiras falas com as quais se constrói a autoimagem e a imagem do mundo exterior. É onde se aprende a falar e por meio da linguagem, a ordenar e dar sentido às experiências vividas. A família, seja como for composta, vivida e organizada, é o filtro através do qual se começa a ver e a significar o mundo. Este processo que se inicia ao nascer prolonga-se ao longo de toda a vida, a partir de diferentes lugares que se ocupa na família.
O aumento da expectativa de vida dos indivíduos, em especial nos centros urbanos, repercute diretamente na vida familiar. Este aumento propicia maior convívio entre as gerações, mas, essa convivência não é desprovida de tensões. A solidariedade familiar intergeracional emerge ainda como um recurso potencial para enfrentar as demandas sociais e econômicas que desafiam a capacidade da família para encontrar saídas para as questões postas em seu cotidiano.
A família conheceu inúmeras e marcantes transformações no contexto da sociedade contemporânea brasileira, muitos são os aspectos reveladores dessas transições que imprimem novas configurações e redesenham os contornos e as fronteiras familiares. As mudanças que afetam a vida das famílias estão em forte vinculação com aquelas que ocorrem na esfera pública. As condições sociais, advindas da inserção das famílias como classe social, marcam suas histórias e suas trajetórias.
A família, independentemente dos formatos ou modelos que assume, é mediadora das relações