Familia comteporânia
SERVIÇO SOCIAL
PAULA DE OLIVEIRA AMORIM
Uma análise da família contemporânea
Itapetinga - BA
2013
PAULA DE OLIVEIRA AMORIM
Uma análise da família contemporânea
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, com requisito parcial para disciplinas: sociologia e servicos social,ético ,politico e sociedade,psicologia social, fundamentos histórios, teóricos e metodologicos do serviço social II .
Itapetinga – BA
2013
Introdução;
Este trabalho tem o propósito de se ter uma reflexão sobre as transformações e o desenvolvimento da família. Através do conhecimento científico adquirido através dos textos disponíveis e a realidade em que vivemos.
Cresce nos últimos anos o número de famílias, o principal provedor é a mulher. As pesquisas e estudos sobre a questão usam termos como chefiar família feminina, domicílio chefiado por mulheres ou mulheres de família.Cabe assinalar que o ponto comum neste estudo, que foi o critério aqui adotado para configurar o universo da pesquisa, e a responsabilidade com o sustento econômico desta família por parte das mulheres, mesmo quando a principal renda vem da transferência de benefícios efetuados através de programas.
A família contemporânea passar por mudanças em muitas dimensões, especialmente nas relações intergeracionais e de intimidade, caracterizadas pela maior expressão dos afetos e busca de autonomia dos seus membros, a embasar a construção subjetiva individual.
O tema família constitui um desafio as investigações das Ciências Humanas. Ao longo dos tempos, tal questão está entre os que mais têm causado polêmica. As diversas posições sociais e políticas fazer referências a ela, existindo quase sempre uma preocupação em tudo o que lhe diz respeito. Para alguns, a família, como instituição, está relacionada ao inevitável conservadorismo. Outros a consideram um recurso para a pessoa e para os filhos. A história nos