familia cabo verde
O papel social da família pode ser representado como a contribuição presenteada pela família à sociedade.
Observa-se que há uma função fundamental à sociedade, propiciar aos novos indivíduos (filhos) as diretrizes bases da nação em que vivem além de possibilitar as primeiras relações interpessoais. Também é na família em que os novos indivíduos terão o início da formação de seu ideário, pois os pais mostrarão aos filhos uma série de ideias que são, sob o ponto de vista dos pais (e não da sociedade), corretos, possibilitando a ação de mudança sobre a sociedade
Saindo do campo de observação direta, percebemos que a família tem um papel previsto pela constituição. Por exemplo: a família tem o dever de assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão; possui o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida.
Desta forma, podemos compreender a alteada importancia que família tem para o meio social, uma vez que mesmo oferecendo a compostura dos sujeitos em uma ideologia idêntica, viabiliza a modificação da sociedade. Oferendando ainda, requisitos para que os idosos reconheçam sua condição como uma nova fase da vida e não seu final. Certificam-se, então, os afirmares de que “a família é a célula básica da sociedade”.
Casamento civil vs. união de facto
O casamento gera uma série de efeitos de carácter pessoal, patrimonial e sucessório distintos dos que se verificam no caso da união de facto. Os unidos também não estão sujeitos aos mesmos deveres conjugais que incidem sobre os indivíduos casados entre si.