famila e escola com libras
A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS é a língua oficial da Comunidade Surda Brasileira. É a língua L1, isto é, a língua natural do surdo. Por isso ela é de fundamental importância para sua vida.
Através da LIBRAS, é possível que o surdo desenvolva sua capacidade lingüística, tornando mais fácil o aprendizado de qualquer outra língua, inclusive o Português, pois já terá um elemento comparativo: a LS. Além disso, ela é um instrumento que facilita a compreensão do mundo (a realidade que nos cerca). Qualquer conceito é mais facilmente aprendido se pudermos compará-lo a situações vivenciadas por nós ou situações vivenciadas pela nossa sociedade.
E como a maioria dos surdos são filhos de ouvintes que não sabem LIBRAS, faz-se urgente o aprendizado desta língua por parte da família que é a primeira escola na vida do surdo. Já que eles se comunicam em línguas diferentes e de forma ineficiente.
Nesse sentido, a realização deste projeto justifica-se pela necessidade da aquisição da LIBRAS pela família do surdo a fim de tornar eficiente a comunicação entre eles.
Objetivos:
- Geral
Favorecer a aquisição da LIBRAS pela família, conscientizado-a sobre sua importância para o desenvolvimento psicolingüístico e social do surdo (a).
- Específicos
Proporcionar o conhecimento sobre temas relacionados à Comunidade Surda através de debates, filmes e palestras;
Favorecer a interação entre professora e alunos através do diálogo;
Realizar oficina de LIBRAS com atividades diversificadas para facilitar a aprendizagem da mesma;
Promover dinâmicas visando estimular a auto-estima da família;
Alfabetizar através de oficinas de leitura e escrita, mães que não são alfabetizadas;
Público:
A família dos alunos surdos do ICES.
Metodologia:
A aquisição da LIBRAS e da cultura surda pela família acontecerá através de oficinas, filmes e palestras sobre assuntos relacionados. Como também através de interação, debates, atividades escritas