Saúde Bucal
- Saúde Bucal -
FISIOLOGIA BUCAL
ESTRUTURA DENTAL
ESTRUTURA DENTAL
Dentição decídua ou temporária: surge nas crianças por volta dos 6 meses e completa-se por volta dos dois anos. É completa por 20 dentes: 8 incisivos, 4 caninos e 8 molares.
Dentição permanente: surge por volta dos 5/6 anos e pode terminar por volta dos 22 anos. Nem todos os dentes permanentes quando erupcionam substituem dentes temporários, pois normalmente o número de dentes permanentes é de 32 dentes: 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré molares e 12 molares
TIPO DE DENTES
DENTES
MASTIGAÇÃO
DICAS PARA MELHORAR A MASTIGAÇÃO
Solte o talher entre uma garfada e outra, para quebrar o ciclo automático.
Muitas vezes, engolimos porque a outra garfada já está chegando à boca, o fato de soltar o talher faz lembrar que é preciso mastigar.
Troque o talher pelo de sobremesa, porque assim você coloca menor quantidade de alimento por vez na boca.
Também vale, para os mais disciplinados, contar o tempo. O ideal é levar entre 30 e 40 minutos para almoçar ou jantar, então você pode começar a comer olhando o relógio e marcar quanto tempo demora em cada quarto do prato, e colocar metas de melhora do tempo em cada parte.
Procure sentar perto de uma pessoa que come lentamente, pois o ser humano é imitativo, e ver que o outro ainda está com o prato quase cheio quando você já está terminando vai fazer com que você note que está comendo muito rápido.
Preparar os alimentos ao dente e consumir, sempre que possível, na forma crua também nos faz mastigar mais.
A LÍNGUA
A LÍNGUA é o órgão muscular relacionado ao sentido do paladar que fica localizado na parte ventral da boca e que serve para "processar" os alimentos. Participa na formação dos fonemas da fala e é o único músculo voluntário do corpo humano que não fadiga.
A FALTA DE HIGIENE BUCAL
DOENÇAS DENTAIS
- CÁRIE Cáries são orifícios, ou lesões estruturais, nos dentes.
Carboidratos