Falácias
Coordenação do Curdo Técnico de Mineração
Falácias
Campina Grande - CG, 2014
Falácias
Trabalho entregue a Coordenação do Curso Técnico de Mineração. Turma: 1° A de Mineração. Trabalho avaliativo da disciplina de Filosofia.
Prof: Allan Patrick
Campina Grande – CG, 2014
INTRODUÇÃO
No decorrer do trabalho irei falar sobre as falácias: o que são? E seus tipos. Verá que são bastante diversas e comuns, e muitas vezes imperceptíveis.
FALÁCIAS
1 DEFINIÇÃO
O termo falácia vem do latim faller, que significa mentir (enganar).
2 O QUE É UMA FALÁCIA?
Falácia é um argumento logicamente inválido. Contextos que se destinam à afirmação podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser inventivos por causa disso. Reconhecer as falácias é muito das vezes difícil.
3 TIPOS DE FALÁCIAS
Há diversos tipos de falácias. Que estão algumas delas.
3.1 Causa Falsa
Você supôs que uma relação real ou percebida entre duas coisas significa que uma é a causa da outra.
Uma variação dessa falácia é a “com isto, logo por causa disto”, na qual alguém supõe que, pelo fato de duas coisas estarem acontecendo juntas, uma é a causa da outra. Este erro consiste em ignorar a possibilidade de que possa haver uma causa em comum para ambas, ou, como mostrado no exemplo abaixo, que as duas coisas em questão não tenham absolutamente nenhuma relação de causa, e a sua aparente conexão é só uma coincidência.
Outra variação comum é a falácia “depois disto, logo por causa disto”, na qual uma relação causal é presumida porque uma coisa acontece antes de outra coisa, logo, a segunda coisa só pode ter sido causada pela primeira.
Exemplo: Apontando para um gráfico metido a besta, Rogério mostra como as temperaturas têm aumentado nos últimos séculos, ao mesmo tempo em que o