Falta de ética
Francisco Gomes de Matos nos mostra as mais variadas formas da ética hoje. Nos explica que não existe ética da mentira e nem meia-ética. Pois a ética é a ciência da verdade. Ética e verdade andam sempre juntas. Hoje a ética é movida dependendo das circunstâncias e interesses de cada um, por isso é necessário promover a ética da ética.
Para se ter vida social é preciso ser ético. A sociedade se apoia em três pilares éticos: justiça; liberdade; e solidariedade. Para que se possa cumprir os deveres da sociedade e garantir que ela seja digna é preciso desenvolver três capacidades: liderança integrada; organização flexível; visão e ação estratégica. Precisamos também ter a educação ética, aprender a respeitar diferenças de cada um. Ética não é apenas um código a ser cumprido, tem a ver com responsabilidade social, solidariedade, respeito, entre outros. Por isso é de extrema importância desenvolver a cultura ética na empresa.
Para melhorar o entendimento, o livro texto avalia a ética de uma perspectiva mais ampla, por meio de indicadores essenciais: ética da consciência; ética da inteligência; ética da vontade; e ética do comportamento. É imprescindível que se faça ações táticas para mudarmos a nós mesmos, e assim mudar o ambiente onde se trabalha. Para promover a ética de forma eficaz é extremamente necessário um modelo de ação. Como foi dito anteriormente, ética não é apenas um código, portanto, o alicerce de um modelo de ação é a conscientização. O modelo de ação deve orientar práticas eficazes induzindo a comportamentos éticos, incentivando e motivando tanto os funcionários quanto clientes, fornecedores, etc. Na tarefa 2 todas as empresas buscam o melhor para seus funcionários. Lidam com a ética diariamente. Mas, a empresa que mais se aproximou com as afirmações que o autor nos mostra é a Ethos. Ela me mostrou mais transparência, tem também um gestão social e responsável.