Fallen
O termo robótica procede da palavra robô. A robótica é, portanto, a ciência ou ramo da ciência que se ocupa do estudo, desenvolvimento e aplicações dos robôs. Outra definição de robótica é o desenho, fabricação e utilização de máquinas automáticas programáveis com o fim de realizar tarefas repetitivas como a montagem de automóveis, aparelhos, etc. e outras atividades, sendo este o conceito que surge recorrentemente em qualquer monografia ou artigo científico sobre o tema.
Basicamente, a robótica se ocupa de todo o concernente aos robôs, o que inclui o controle de motores, mecanismos automáticos pneumáticos, sensores, sistemas de informática, etc.
Na robótica se unem para um mesmo fim várias disciplinas confluentes, mas diferentes, como a Mecânica, a Eletrônica, a Automática, a Informática, etc, sendo que cada uma delas se ocupará, em uma monografia ou um TCC, de aspectos diferenciados, que se acomodarão no ramo do conhecimento específico.
*O termo é atribuído a Isaac Asimov, que também delineou os três princípios ou leis da robótica, que segundo seu criador são:
*Um robô não pode ferir nem permitir que nenhum ser humano seja ferido.
*O robô deve obedecer a todas as ordens dos humanos, exceto as que contradigam a primeira lei.
*O robô deve auto proteger-se, salvo se para fazê-lo deva entrar em conflito com a primeira ou segunda lei. A pesquisa em projetos de inteligência artificial desenvolveu maneiras de emular o processamento de informação humana com computadores eletrônicos e inventou uma variedade de mecanismos para provar suas teorias.
As primeiras patentes surgiram em 1946 com os muito primitivos robôs para traslado de maquinaria da empresa Devol. Também nesse ano surgem os primeiros computadores. Em 1954, Devol desenha o primeiro robô programável.
Em 1960 se introduziu o primeiro robô “Unimate”, baseado na transferência de artigos e