Falhas em engrenagens em usinas de geração de energia
Falhas em engrenagens em usinas de geração de energia são de rara ocorrência.O artigo em estudo trata justamente de uma análise de falha de uma engrenagem em hélice usada em uma usina na Tailândia.
A engrenagem falhou depois de aproximadamente nove anos de funcionamento, inspeções visuais e microscópicas da superfície de fratura foram feitas, assim como testes de microdureza em varias distancias da superfície , análises de composição química e fractografias.
O procedimento adotado de investigação foi primeiramente uma inspeção visual da fratura o que inclui sua localização, forma,tamanho, e características gerais de fratura e superfície de fratura. O pedaço da engrenagem fraturado também foi inspecionado para se averiguar características da fratura. A superfície de fratura foi levada então ao microscópio ótico e MEV para examinação mais detalhada,assim como o pedaço da engrenagem fraturado também foi levado ao MEV para se identificar mais de perto a natureza da fratura. Outros testes de microdureza, microestrutura e análise de composição química foram feitos com o pedaço fraturado da engrenagem.
Pela inspeção visual da superfície de fratura pode-se identificar três áreas distintas de fratura: uma superfície plana relativamente grande, uma menor superfície rugosa e uma zona cisalhante no contorno da superfície fraturada o que sugere uma fratura por fadiga. (A)
(B)
Fig 1. (A) Vista da engrenagem onde ocorreu a fratura (B) Superfície de fratura mostrando três áreas de fratura distintas.
A porção plana da superfície de fratura corresponde a região de crescimento da trinca , e a região rugosa e a zona cisalhante correspondem as áreas de ruptura do material.
Pela inspeção no microscópio eletrônico de varredura da superfície de fratura os autores do artigo observaram equivocadamente marcas de praia, o que na verdade são marcas de estrias, embora tanto as marcas de praia quanto as estrias de fadiga sejam características de fratura