Falha no controle de estoque na engenharia civil
A acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação ,deu início aos almoxarifados que é o local onde se armazena materiais, existindo tanto no serviço público, como nas empresas privadas.
Não se pode admitir um sistema de material sem este local próprio. Suas finalidades são: prever, planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Para um almoxarifado de uma indústria de Construção civil as finalidades são concentrar e abastecer uma determinada obra, recebendo, guardando e entregando o material.
O grande desafio para os administradores desses materiais nos dias de hoje é o planejamento e o controle de estoque, devido às grandes falhas humanas, as perdas de materiais no estoque e a demanda de produtos.
Assim, nenhuma organização pode planejar,detalhadamente,todos os aspectos de suas ações atuais ou futuras, mas podem e devem ter noções dessa organização , e determinar a melhor caminho, ou seja, precisa de uma visão estratégica de todo o complexo produtivo.
A organização do controle de estoque é também um dos fatores de peso para a validação de programas de qualidades, por isso há tanta necessidade de minimizar falhas.
RISCOS DA FALTA DE MATÉRIAS EM OBRAS
São várias as definições de estoque. Neste trabalho, entende-se por estoque “qualquer quantidade de bens físicos que sejam conservados, de forma improdutiva, por algum intervalo de tempo”Moreira, 1998). Constituem estoque tanto os produtos acabados que aguardam venda ou despacho, como matérias-primas e componentes que aguardam utilização na produção. Na construção civil, são feitos estoques de materiais para a construção; logo, estoque de entrada.
Manter estoques significa imobilizar recursos e incorrer em uma série de custos, alguns facilmente