falas
(Felipe)Introdução: Vindo para o Brasil em busca do sonho de uma vida melhor e de paz, os italianos construíram aqui grandes colônias, que os transformaram em um dos povos mais queridos e influentes da cultura brasileira. Personagens insólitos de novelas, macarronada aos domingos e até nome de time de futebol. A influência dos italianos marcou de forma definitiva o Brasil desde que esses imigrantes começaram a vir para cá no século XIX. Até mesmo personagens revolucionários, como Giuseppe Garibaldi, vieram para o nosso país e ajudaram a construir a história brasileira.
O resultado da vinda dos italianos para o Brasil pode ser sentido até hoje em redutos centenários; em alguns bairros, como o famoso Bixiga, em São Paulo; e em cidades inteiras, como Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Colônias como essas abrigam desde as tradicionais cantinas, com pratos que já se misturaram à culinária do país (quem pode dizer que a pizza não é brasileira?), até torcedores de times genuinamente italianos, como o Palmeiras — que originalmente se chamava Palestra Itália, mas foi forçado a mudar de nome durante a Segunda Guerra Mundial.
(PEDRO) Causas internas e externas do processo?: Toda essa história teve início no século XIX, quando ocorreram grandes modificações políticas e econômicas na Europa. Terminadas as guerras napoleônicas, o Congresso de Viena (1814/1815) estabeleceu arbitrariamente novos estados, formas de governo e alianças, sem levar em conta a opinião dos povos a eles submetidos.
Assim, a Itália viu-se dividida em sete estados soberanos e, como conseqüência, houve o surgimento do ideal de unificação, a qual foi obtida apenas em 1870, graças a Vitor Emanuel II, ao primeiro-ministro Cavour e ao herói da Revolução Farroupilha, Giuseppe Garibaldi.
Terminada a luta, o sonho de paz e prosperidade foi substituído por uma dura realidade: batalhões de desempregados e de camponeses sem terras, que não tinham como sustentar sua família.
E a Revolução