Falas Da Mostra Liter Ria 2015
861 palavras
4 páginas
Falas da Mostra Literária 2015Grupo: Realismo no Brasil (obras e autores)
1. O que veio à ser o Realismo? Como começou? E como chegou no Brasil?
O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. Nesse período, devido às mudanças sociais acontecidas, os artistas passaram a ver o mundo de maneira completamente diferente, dando lugar a uma visão bem mais crítica da realidade que os cercava. Abordava problemas sociais como a miséria, pobreza, exploração, corrupção... Linguagem direta, contradizendo totalmente o romantismo.
A literatura realista surge na França com a publicação de Madame Bovary de Gustave Flaubert, e no Brasil, ela surge com a obra Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, em 1881.
2. Machado de Assis
Sou considerado um dos melhores escritores do país e do continente, com obras em que predominam o pessimismo e a ironia. Um de meus livros mais famosos desse período é “Dom Casmurro”. Um livro que fala sobre um triângulo amoroso e termina sem responder a dúvida do leitor. Também escrevi: Quincas Borba; Esaú e Jacó; Memorial de Aires; O Alienista; A Cartomante; Missa do Galo; Histórias da Meia-Noite; Papéis Avulsos.
3. Carolina Xavier
Sou Carolina Xavier, uma portuguesa e esposa de Machado de Assis. Nos casamos em 1869, procurei ser sua companheira em todos os momentos e sempre me interessei pelos seus trabalhos, estimulando-o cada vez mais. Infelizmente nunca tivemos filhos.
4. Memórias Póstumas de Brás Cubas
A história é narrada por Brás Cubas, um defunto autor que após narrar sua morte e funeral começa a contar a sua vida. Conta a infância, as travessuras, o primeiro namoro com Marcela (interesseira e bela, fica pobre e feia), um namoro com Eugênia (que acaba pobre) e mais tarde seu noivado com Virgília. Como Virgília casa com outro eles mais tarde se tornam amantes. O romance era ajudado por Dona Plácida (que também morre pobre) e acaba quando esta vai para o Norte com o marido.