Falar em público
Tema:
“Falar em Público ”
“ Qualquer homem é capaz de falar sinceramente: mas falar ordenadamente, prudentemente e suficientemente, poucos homens o conseguem.”
Montaigne
Disciplina: Tópicos Específicos I
Docente: Mestre José da Costa Dantas
Discente: Andreia Martins, nº 22194
Maia, 03 de Janeiro de 2013
Introdução
A escolha deste tema deve-se ao facto dos medos que tenho quando falo em público.
Apesar de ter alguma experiência de falar em público, cada vez que o tenho que fazer, sinto – me ansiosa, nervosa com a voz tremula, o rosto rosado e as pernas “bambas”.
Considero que o medo de falar em público é a maior da dificuldade para me apresentar diante de uma platéia, mas sei que, não é o meu maior defeito, lógico que o medo acaba por influenciar a comunicação. Por causa dele a minha voz fica tremula, e o tom fica desajustado, com pouca espontaneidade, agressiva, desarticuladaa, acelero fala, enfim sinto-me desconfortável e incompetentes para falar diante de um grupo de ouvintes.
Daí, e por querer melhorar e potenciar este recurso optei por explorar o tema “Medos, bloqueios e barreiras”.
Desenvolvimento - Medos, bloqueios e barreiras
Dos livros consultados, artigos, pesquisas na internet e conversas informais com oradores, verifiquei que bloqueios, barreiras, ,tensões e nervosismo vão sempre existir, seja para quem é iniciante ou para quem já tem experiência em falar em público.
Para melhorar é necessário termos conhecimento destas barreiras, o maior adversário no processo de comunicação em público, somos nós mesmos. Para ultrapassar estes três factores deve-se fazer uma auto-avaliação. Quais são seus principais medos? Quais os motivos desses medos? O que fazer para eliminar? Quais os pontos positivos que possuimos e que podem ser explorados? O que sente quando está perante o público, uma câmera ou microfone? Que conhecimentos devem explorar mais?
2/5
A arte de falar bem