Fair Play/ Espírito Desportivo
O que é?
Fair Play significa, numa tradução para português, jogo limpo, sendo também chamado de Espírito Desportivo.
Fair Play ou Espírito Desportivo significa muito mais que um simples respeito das regras, cobre noções de amizade, de respeito de jogador para jogador.
Os praticantes das diferentes modalidades devem-se empenhar e disputar jogos cumprindo as regras, podendo ser desclassificados, mas atualmente o emprego dessa expressão é em praticamente todos os segmentos da sociedade moderna, tomando significado de trabalho ou apresentação conduta de acordo com padrões éticos, sociais e morais.
Exemplos de Fair Play
Miroslav Klose é um verdadeiro gigante dentro dos relvados mas a atitude que o avançado alemão teve no último jogo entre Nápoles e Lazio irá ficar para a história da sua carreira. O jogo no estádio Sao Paolo estava 0-0 quando a Lazio consegue introduzir a bola na baliza do Nápoles aos três minutos de jogo. Os jogadores romanos festejam naturalmente mas há qualquer coisa errada. Miroslav Klose não festeja.
Em 1997, o atacante inglês Robbie Fowler, ídolo do Liverpool, caiu na área após lance com o goleiro David Seaman, em clássico contra o Arsenal. O juiz marcou penalti mas o próprio atacante do Liverpool se levantou dizendo que não foi penalti e não tinha sido tocado, em vão. Na cobrança, o batedor oficial Fowler bateu mal, Seaman pegou mas no rebote Jason McAteer fez o golo do Liverpool. Até hoje, Fowler jura que não errou de propósito…
Em 1999, em jogo da Copa da Inglaterra novamente envolvendo o Arsenal, o meia Ray Parlourdevolvia a bola para o Sheffield United após um jogador do Arsenal ter sido atendido pelos médicos. O nigeriano Nwuankwo Kanu não percebeu o lance de `fair-play` (tinha acabado de entrar), roubou a bola e tocou para Marc Overmars, sem goleiro, fazer 2×1. O jogo terminou sob uma enorme confusão.
Curiosidade: Normalmente todas as equipas envolvidas