fafa
TCC I
Curso:
Curso de Graduação em
Engenharia de Produção
Unidade Rio das Ostras
Disciplina:
TCC I
Professor:
Bruno José Vicente
Aluno:
Saulo Santos Moreira
Gestão de Riscos na Cadeia de
Suprimentos
2
INTRODUÇÃO
• A busca por maior eficiência na movimentação de bens e serviços para o consumidor, tanto corporativo quanto individual, vem se tornando a meta de grandes corporações. • o anseio por vantagens competitivas têm se mostrado um grande desafio, seja na área de finanças, marketing, operações ou logística.
• O desenvolvimento de práticas e procedimentos que visam à otimização de processamento de pedidos, o transporte, o gerenciamento de suprimento, o nível de serviço ao cliente, a agregação de valor, entre outros, podem atribuir vantagens para as cadeias de suprimento.
3
INTRODUÇÃO
Investiment
o
• Em tese a composição da cadeia de suprimentos é feita através de cinco segmentos: fornecedores, fabricantes, distribuidores, varejistas e consumidores.
Execução
• Segundo D. Simchi-Levi, 2003, a gestão da cadeia de
Suprimentos é definida como “ Um conjunto de abordagens que integra, com eficiência, fornecedores, fabricantes, depósitos e pontos comerciais, de forma que a mercadoria é produzida e distribuída nas quantidades corretas, aos pontos de entrega e nos prazos corretos, com o objetivo de minimizar os custos totais do sistema sem deixar de atender às exigências em termos de nível de serviço.”
4
INTRODUÇÃO
Opinião
Melhori
• Em meio às inúmeras estratégias que visam à melhoria da as eficiência dos negócios, é importante destacar o aprimoramento das atividades que compõem a logística da cadeia de suprimentos. Toda e qualquer atividade e suas melhorias devem ser planejadas visando buscar um equilíbrio entre o serviço prestado e o custo logístico total, de forma a obter as metas de lucratividade da empresa.
• A realidade atual resultante do crescimento do mercado e de ações