Fafa
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA Nº 02 TÍTULO DA AULA PRÁTICA: Gerador de Van der Graaff – Configurações das linhas de força entre eletrodos, a gaiola de Faraday e cabos coaxiais. 1. PRÉ-REQUISITOS O gerador de Van der Graaff, quando em funcionamento, acumula na esfera cargas elétricas negativas (elétrons). Este acúmulo de cargas é obtido a partir do atrito contínuo da correia contra o rolo não condutor inferior. 2. OBJETIVOS Mapear a configuração das linhas de força entre eletrodos de vários formatos; Interpretar, a partir das linhas de força, o comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos de formatos diferentes; Identificar e descrever uma blindagem para o campo elétrico. 3. EQUIPAMENTOS E MATERIAIS Gerador de Van der Graaff; Fixadores e bornes; Conexões elétricas preta com pinos de pressão; Conexões elétricas vermelha com pinos de pressão; Conjunto de eletrodos com: o 01 eletrodo em anel maior; o 01 eletrodo em anel menor; o 02 eletrodos retos; o 01 eletrodo com gancho; o 02 eletrodos pontuais.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PLANEJAMENTO DE AULA LABORATORIAL Disciplina: LABORATÓRIO DE FÍSICA (Computação) Professor: Rafael Vinicius Tayette da Nobrega
Milho granulado; Frascos de óleo de rícino.
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E DISCUSSÕES Execute a montagem da Figura 1. Coloque dois eletrodos (pontuais) com suas extremidades livres apoiados sobre os imãs dos bornes. Posicione a extremidade dos eletrodos pontuais (com ponteira) tocando os eletrodos retos (Figura 2).
Figura 1
Figura 2
Coloque óleo na cuba o suficiente para cobrir os eletrodos. Espalhe um pouco de milho granulado sobre o óleo da cuba. Ligue o gerador apenas o tempo necessário para o alinhamento das partículas.
Posicione corretamente os dois eletrodos retos,