faculdade
As pequenas e médias empresas têm desempenhado um papel importante na economia mundial. Nascedouro de grandes empresas, laboratório de empresários e executivos, geradoras de empregos e oportunidades, realização de sonhos. Por tudo isso representa antes do que um tema de estudo.
A ideia de realizar este trabalho escrito teve origem na participação, como representante da Faculdade Teologia Integrada. Apresentou-se, então, um projeto para estudar a Gestão Financeira das pequenas empresas e assim desenvolver o projeto que deu origem à dissertação "As Empresas de Pequeno Porte e a Contabilidade".
A intenção no presente artigo é mostrar, de forma resumida, os resultados da pesquisa e vivência junto às empresas de pequeno porte, na expectativa de despertar o interesse de outros pesquisadores.
As Empresas de Pequeno Porte e a Contabilidade
É grande o número de empreendedores que, após criar sua empresa, passam a desempenhar um papel gerencial, seja geral ou específico. No entanto, em muitos casos, o empreendedor possui conhecimento técnico da área em que pretende atuar, mas não tem experiência de exercer um papel administrativo. Ou então, ocupou cargos de gerência em empresas grandes ou médias e agora pretende dirigir sua própria empresa, deparando-se com problemas de administração de pessoal, produção, compras, capital de giro entre outros. Muitas vezes, evita a ajuda de especialistas, porque acha que não haveria interesse por parte destes em estudar problemas de uma pequena empresa, ou então, porque obteria uma economia de recursos, uma vez que a aluda de especialistas geralmente estará associada a algum custo. O empreendedor, dessa forma, passa a dedicar seu tempo à solução de problemas rotineiros e acaba perdendo a visão do negócio, a dimensão do planejamento e até abandonando a busca de oportunidades.
1. DADOS OPERACIONAIS RELEVANTES
Representa as variáveis relevantes do cenário da pequena empresa, que poderão influenciar a