Faculdade
¬INTRODUÇÃO¬¬¬¬¬
ARMAZENAGEM
Segundo Paulo Sérgio Gonçalves (2010), "É a atividade destinada à guarda, preservação e segurança dos materiais, envolvendo recebimento, conferência, movimentação e expedição dos materiais, enquanto que armazém é o local destinado à guarda de materiais, e estocagem é uma das atividades do fluxo de materiais no armazém”.
Com a industrialização o homem moderno depende cada vez mais de produtos, equipamentos modernos, inovadores e em grande variedade, que atendam suas necessidades.
O consumo humano aumentou dezesseis vezes no século XX, tendo passado de 270.000 milhões para 4.300.000 milhões. Desta forma facilmente se compreende que há necessidade de criar condições que permitam produzir, armazenar e distribuir corretamente os produtos e as diferentes matérias-primas, no intuito de fazê-las chegar a boas condições até ao consumidor final.
A necessidade existente relativamente ao consumo de produtos aumentou exponencialmente, surgindo assim também, a necessidade de se criarem grandes espaços destinados ao armazenamento de produtos e, consequentemente, a sua movimentação, transporte (especialmente a movimentação urbana) e comercialização. Este fato provoca o aumento dos congestionamentos nas regiões mais centrais, uma vez que em Portugal o transporte de mercadorias é feito na sua maioria pela via terrestre. As operações de armazenamento e logística assumem desta forma cada vez mais importância no contexto das economias dos vários países.
A palavra inglesa magazine se refere à disponibilidade de mercadorias variadas em um único local.
Com este crescimento dos níveis de produção e circulação de mercadorias, surge a necessidade de transportar e armazenar os produtos de forma adequada – não só os produtos acabado para o consumidor final, como também as diferentes matérias-primas necessárias à laboração de outras indústrias que posteriormente também serão alvo de