Faculdade
No início do século XIX, um número relativamente grande de elementos tinham sido isolados e estudados. Embora cada elemento tivesse suas características individuais, muitos tinham certas propriedades em comum. Os cientistas fizeram inúmeras tentativas para organizar os elementos conhecidos de maneira que pudesse mostrar suas relações entre si.
A maneira como arranjamos hoje os elementos é baseada no trabalho do químico russo Dimitri Mendeléev. Por volta de 1869 Mendeléev e outros cientista descobriram que quando os elementos até então conhecidos eram listados por peso atômico, algumas propriedades eram repetidas de maneira regular ou periódica. O sistema ficou então conhecido como tabela Periódica.
A tabela periódica moderna é baseada na lei periódica. As propriedades dos elementos se repetem de uma maneira regular quando os elementos são dispostos em função de seus números atômicos crescentes. A versão moderna da tabela periódica é mostrada na figura 3.1.
Figura 3.1 Tabela Periódica atual
A Tabela Periódica atual é formada por sete linhas horizontais, chamadas de Períodos. Os elementos pertencentes ao mesmo período possuem o mesmo número de camadas eletrônicas.
Li – Z = 3 1s2, 2s1 - Possui elétrons na primeira e segunda camada
C – Z = 6 1s2, 2s2, 2p2 - Possui elétrons na primeira e segunda camada
Ne – Z = 10 1s2, 2s2, 2p6 - Possui elétrons na primeira e segunda camada
Logo, Lítio , Carbono e Neônio pertencem ao mesmo período da tabela periódica – 2º Período.
As linhas verticais (colunas) da tabela periódica são denominadas Grupos ou Famílias. Temos 18 colunas. Na Europa, os grupos longos (elementos representativos ) são chamados de Grupos B e os grupos curtos (Elementos de transição) são chamados de Grupos A. Já nos Estados Unidos e outros Países a nomenclatura é inversa. Os Elementos representativos são os grupos A e os de transição são os grupos B.
Os elementos que estão no mesmo grupo da tabela periódica