morran
Letícia Vieira
Professor- Tutor Externo Márcia Cristina Neves Voges
Centro Universitário Leonardo da Vinci –UNIASSELVI
Letras/Licenciatura LED 0168 – Prática do Módulo I
24/11/2012
RESUMO
Este trabalho apresenta as contribuições de Henri Wallon a educação visando seus fundamentos e suas ideias como o estudo dos quatro elementos básicos que Wallon identificou: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa que visa o homem como um ser biológico-social que está sempre em desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada. As emoções, para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais. Assim, a ênfase é para a integração – entre organismo e meio e entre as dimensões: cognitiva, afetiva, e motora na constituição da pessoa. A pessoa é vista como o conjunto funcional resultante da integração de suas dimensões, cujo desenvolvimento se dá na integração de seu aparato orgânico com o meio, predominantemente o social.
Palavras-chave: Wallon. Afetividade. Pessoa. Integração.
1 INTRODUÇÃO
Henri Wallon em sua teoria sobre o desenvolvimento humano, considera o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio em que está imersa, com os seus aspectos afetivo, cognitivo e motor também integrados.
Também preocupado com a com a educação, escreveu sobre suas ideias pedagógicas apontando preocupações e responsabilidades que os educadores possuem. Assim, a ênfase é para a integração – entre organismo e meio e entre as dimensões: cognitiva, afetiva, e motora na constituição da pessoa. A pessoa é vista como o conjunto funcional resultante da integração de suas dimensões, cujo desenvolvimento se dá na integração de seu aparato orgânico com o meio,