Faculdade
A poluição atmosférica refere-se , através da contaminação por gases, partículas sólidas, líquidos em suspensão, material biológico ou energia. A adição dos contaminantes pode provocar danos diretamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estes danos serem causados diretamente pelos contaminantes, ou por elementos resultantes dos contaminantes. Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis,como o Smog fotoquímico que é causado por ozônio troposférico e outros compostos originados por reações fotoquímicas, reações químicas causadas pela luz solar. O efeito visível disto é uma camada roxa acinzentada na atmosfera como exemplo temos a grande capital São Paulo ,onde existente uma enorme liberação de gases poluentes causados pela enorme quantidade de automoveis e fabricas.
Esta poluição causa ainda mais impactos no campo ambiental, tendo ação direta no aquecimento global , sendo responsável por degradação de ecossistemas e potenciadora de chuvas ácidas.
Tipos de de poluição:antropogénicas ou naturais.
Poluição antropogénica é causada por carros, fábricas,aerossóis, produção de energia, evaporação de químicos voláteis.
Poluição naturais é causada por matas , queimas por elevação de temperaturas ou queimas de matas provocadas pelo homem.
Ao longo dos tempos a comunidade politíca e civil foi sendo alertada para os efeitos adversos , tendo sido assinados vários protocolos intenacionais no sentido de mitigar ou resolver alguns dos problemas existentes, como o caso do protocolo de Montreal , que aboliu o uso dos CFC's sendo considerado um dos protocolos de maior sucesso, ou ainda mais recente, o protocolo de Quioto.
Nos últimos anos, o que mais se destaca nos meios de comunicação são notícias relacionadas ao clima, tais como: a poluição do ar que é gerada pela queima de combustíveis fósseis, emissão de gases industriais, queimadas, entre outros.