Faculdade
Fenômeno patrimonial é toda e qualquer ocorrência que se manifesta na essência da riqueza aziendal . Seja ou não alcançável pela observação ou percebido pelo homem, tudo o que por se mesmo sucede ao patrimônio aziendal é fenômeno patrimonial. Mesmo acontecimentos que não tenham representação material, como, por exemplo, a compra de uma patente ou direito de concessão de exploração de atividades, são considerados fenômenos patrimoniais.
Verificação dos fenômenos patrimoniais A ciência se constrói co observações em torno de acontecimentos, mas alimenta-se da verificação especial que não só da conta do que sucede, mas, especialmente., procura as razoes dos acontecimentos e dos seus aspectos, perante a verdade.
Enunciados sobre a natureza essencial dos fenômenos patrimoniais As relações lógicas na produção dos fenômenos patrimoniais são muitas e se classificam em grupos que revelam (1) a natureza essencial do acontecimento, (2) a percepção do fenômeno e (3) as influencias recebidas do ambiente externo do patrimônio. Cada grupo de relações possui diversas variáveis que influenciam sobre as mesmas.
Ex.: Basta imaginar uma empresa como o Banco do Brasil para que se tenha a idéia de quantos milhões de fenômenos patrimoniais ocorrem a cada dia no mesmo. Tudo o que sucede, portanto, nessa imensa riqueza que se situa em diversas partes do mundo, é fenômeno patrimonial, como ocorre com quaisquer outras empresas, tenham que dimensões tiverem.
A essencialidade do fenômeno patrimonial é aquilo que, em estado puro, representa o fato ocorrido coma riqueza e não se confunde com a forma de qualificação e simples informação sobre o mesmo fenômeno, por natureza, o fenômeno patrimonial ocorre sempre quando se utiliza ou quando qualquer acontecimento possa modificar ou fazer variar a riqueza. O aspecto quantitativo do fenômeno patrimonial é de maior importância que o quantitativo , quando se tem por objetivo o estudo da natureza do