FACULDADE S O PAULO PATOLOGIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
ACÚMULOS INTRA E EXTRACELULARES DE SUBSTÂNCIAS
ROLIM DE MOURA
2014
ALINI RHAYSSA
FERNANDA RODRIGUES
NAIARA PRISCILA
RAYANE LETICIA
ACÚMULOS INTRA E EXTRACELULARES DE SUBSTÂNCIAS
Trabalho apresentado à Faculdade São Paulo, como parte integrante nos requisitos para avaliação na disciplina de Fisioterapia em Patologia do Curso de Graduação em Fisioterapia, sob a orientação do professor Maykon
ROLIM DE MOURA
2014
INTRODUÇÃO
Os acúmulos intracelulares são como sinalizadores de perturbação do metabolismo celular, acúmulos intra e extracelulares. Quando há problemas no metabolismo de certas substâncias que devem ser processadas, esses precursores acumulam-se tanto no intra como no extracelular. Assim, esses acúmulos são importantes indicativos da presença de problemas na via de processamento em que encontra-se essas substâncias.
DESENVOLVIMENTO
Glicogênio
É um polímero de glicose de cadeia longa formada e armazenado principalmente no fígado e, em menos escala, no musculo. Sua despolimerização até glicose e posterior e liberação são regidas pelas necessidades do organismo. A degradação do glicogênio é realizada em varias etapas, por uma series de enzimas, que podem estar deficiente devido ao um erro congênito do metabolismo.
Esses distúrbios herdados afetam o fígado, coração e músculos esqueléticos e variam desde condições leves e assintomáticas, até doenças inexoravelmente progressivas e fatais.
A quantidade de glicogênio armazenada nas células é regulada normalmente pela glicemia e os estados hiperglicêmicos correlacionam-se com maior acumulo de glicogênio. Por conseguinte, os hepatócitos e células epiteliais dos túbulos renais proximais encontram-se ampliados pelo glicogênio em excesso nos casos de diabetes descompensado.
Colesterol
A lesão inicial da aterosclerose reflete no acumulo de colesterol e