PATOLOGIAS DAS EDIFICAÇÕES DE CAMPINA GRANDE
Bruno Amaral de Medeiros Firmo
Campina Grande
Junho de 2013
Bruno Amaral de Medeiros Firmo
PATOLOGIAS DAS EDIFICAÇÕES DE CAMPINA GRANDE
Artigo apresentado a Prof. Cibelle Guimarães Silva Severo da disciplina Processos Construtivos I turma 2013.1 do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios
Cesed – Facisa
Junho de 2013
I – Introdução
Com o crescimento crescente da construção civil ocorre a necessidade de novas tecnológicas para otimização de processos construtivos. Por conseqüências dessa velocidade na construção, aceita se riscos por diversos fatores, que dessa forma geram patologias de diversas causas.
Com isso não seria diferente na cidade de Campina Grande, onde é possível a analise preocupante de vários tipos de patologias no centro da cidade tanto prédios abandonado e antigos em funcionamento, tendo sua principal causa o estado de conservação das edificações tanto antigas como as mais recentes. Mesmo com o avanço tecnológico das técnicas construtivas e o emprego de materiais de construção com maior controle de qualidade, ainda se observa um grande número de edificações apresentando patologias das mais variadas espécies, principalmente em edificações antigas, com mal estado de conservação e reformas mal feitas.
II – Objetivos
Esse artigo tem como objetivo contribuir para o conhecimento técnico cientifico com o estudo das manifestações patológicas do centro de Campina Grande, PB. Consistindo basicamente em analise visível de patologias encontradas, descrevendo e definindo as mesmas.
III – Justificativa
As patologias em edificações, ou vícios aparentes de acordo com o código do consumidor, são extremamente importantes, visto que, podem assinalar um estado de perigo potencial para a estrutura ou, a necessidade de manutenção