Ad2 Turismo E Sociedade
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
2ª AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2
Período - 2014/1º
Disciplina: Turismo e Sociedade
Coordenadoras: Andreia P. de Macedo e Teresa Cristina de Miranda Mendonça
Aluno (a): Matrícula:
Questão 01 (Aulas 12 e 13) - Discorra sobre a emergência do lazer como um valor social destacando: a) as principais definições do lazer e o entendimento deste fenômeno nos dias atuais; b) a contribuição das lutas trabalhistas para a regulamentação do chamado “tempo livre” (tempo liberado das atividades ditas “obrigatórias”, no qual se inscreve o lazer). Mínimo de 15 linhas. (Valor 4,0 pontos)
A principal definição de lazer é a de Joffere Dumazedier (1915-2002 Sociólogo francês pioneiro nos estudos do lazer.): “O lazer é um conjunto de ocupações as quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.” Atualmente, segundo Melo e Alves Júnior entende-se lazer como a conjunção de dois parâmetros: Um mais objetivo, de caráter social (o tempo), e outro mais subjetivo, de caráter individual (o prazer). Em meados do XIX, no decorrer das lutas dos movimentos trabalhistas, as jornadas de trabalho diminuíram, o tempo livre aumentou e o lazer se institucionalizou. Isso marcou o começo da humanização do trabalho e tornou o lazer e a recreação um fato social.
Questão 02 (Aulas 14 e 15) - Considerando as possibilidades que o lazer oferece aos indivíduos e à sociedade, principalmente no