Faculdade vasco da gama
Nas últimas três décadas a sistema de informação gerencial evoluiu de forma extraordinária, sendo ela visivelmente percebido nas indústrias, através dos maquinários e robôs que melhoraram e agilizaram o processo industrial, bem como nos ambiente empresariais em geral através dos diversos softwares utilizados para o controle e gerenciamento das atividades.
Atualmente, pode-se conceituar a sistema de informação gerencial como aplicativos de sistemas que filtrem e organizem os dados da empresa e os transformem em informações geradas em relatórios.
Para Cruz (2000, p. 24): “Sistema de informação gerencial é todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e ou informações, tanto de forma sistêmica como esporádica, quer esteja aplicada no produto, quer esteja aplicada no processo”.
Sistema de informação gerencial tem por função simplificar as atividades empresariais bem como controlá-las com precisão. É importante ressaltar que essa tecnologia só trará resultados positivos se a empresa possuir pessoas treinadas para dela utilizar-se. Quando preparado para operá-la, com certeza o indivíduo desempenhará suas atividades de forma rápida e precisa.
Entretanto, pode-se trabalhar com uma base numa lista de hipóteses sobre os impactos dos sistemas de informações gerenciais na empresa, o que propicia ao executivo um entendimento, ainda que genérico, de sua importância.
Não se tem uma forma quantitativa de avaliar o benefício de um sistema de informação gerencial, pois há certa dificuldade em avaliar a melhoria no processo decisório da empresa. Mas há segundo OLIVEIRA (2000, p. 173), uma lista de hipóteses sobre o papel que o SIG traz para a empresa após sua implantação, o que propicia ao gestor um entendimento, ainda que genérico, de sua importância. Com isto, os sistemas de informações gerenciais podem trazer os seguintes benefícios para as empresas:
• redução nos custos das operações; • melhoria