FACULDADE DE EDUCA O F SICA
TRABALHO DE RECREAÇÃO, LUDICIDADE E LAZER
LAZER NO TRABALHO
BRUNO HENRIQUE
CARLA MOREIRA
GUILHERME NOGUEIRA
IGOR
SAMUEL TAVARES
THIAGO
ITAUNA
Maio/2010
As empresas estão cada vez mais preocupadas com a saúde dos seus trabalhadores e reconhecendo os benefícios que isto pode trazer. Esta preocupação está embasada em um fator muito importante nos dias de hoje, o estilo de vida de cada um. Existem relatos de que até meados dos anos de 1900, o fator predominante na redução da mortalidade era o meio ambiente, daí por diante, até 1950 a medicina avançou o suficiente para baixar estes níveis, mas, por aproximadamente dez anos, o estilo de vida individual tem feito a diferença nesses números. Considerando estes fatos, a procura por profissionais da área de educação física para a ginástica laboral (GL) vem crescendo muito nas empresas, esta consegue embasar seu programa, de forma a atender tanto o coletivo quanto a individualidade dos trabalhadores. Para que estes programas dêem certo, deve ser desenvolvido de 3 a 5 vezes dentro da rotina do trabalhador, ser o mais dinâmica possível, ser constantemente inovada, conseguindo com isso, diminuir a ocorrência das doenças do trabalho, como LEER, DORT, Stress, depressão, transtornos, etc. A GL ser também conciliada a atividades diferenciadas que iremos chamar de recreação na empresa, afinal, como o tema é “Lazer” no trabalho, daqui por diante, discutiremos sobre as atividades diferenciadas dentro dos programas propostos ás empresas.
CONCEITOS
Lazer: É o estado de espírito em que o ser humano se coloca, instintivamente dentro do seu tempo livre, em busca do lúdico ( diversão, alegria, entretenimento).
Ócio: É “nada fazer”de forma lúdica, positiva e opcional. Pode até ser uma forma de lazer.
Recreação: É uma atividade física ou mental, à qual o indivíduo é levado pelo interesse, para satisfazer as necessidades físicas, intelectuais, morais, emocionais e sociais, tendo com resultado o