Faculdade Bagozzi
Economia politica
Curitiba
2014
Faculdade bagozzi
Este trabalho esta sendo entregue a
Professora, da disciplina de Economia
Politica. pela aluna: Jessica Gomes dos
Santos.
Marx e a economia politica: a crítica como conceito.
Em meados do século XIX, a economia politica teve como seu significado a expressão que era usada para designar uma determinada área do conhecimento, ou campo da ciência, voltada para o estudo dos problemas da sociedade humana relacionados com a produção, a acumulação, a circulação e a distribuição de riquezas, bem como para as proposições de natureza pratica a elas associadas.
No entanto a economia foi sendo abandonada no final do século; Onde começa a surgir um novo termo (economics). Assim, surgindo um novo método; A primeira seria quase um sinônimo de economics, cabendo em seu âmbito os mesmos problemas as mesmas categorias e as mesmas soluções que se abrange ao termo. A segunda concepção é a que utiliza a expressão economia politica para designar aos pensadores da escola clássica. O seu objeto carecem de atualidades, ficando limitados ao estudo das obras dos economistas do passado onde passa a configurar quase uma Pré-história do pensamento do passado. E a terceira acepção passou a ser usada por cientistas políticos com preocupações econômicas ou por economistas com preocupações politicas, com o objetivo de produzir um entendimento mais amplo dos processos sociais.
Para Robbins, são quatros condições que tornam qualquer ação humana passível de consideração econômica: que seus fins sejam múltiplos; Que esses fins possam ser classificados por ordem de importâncias; que os meios disponíveis para atingir esses fins sejam limitados; que esses meios possam ter usos alternativos; No entanto Robbins define a economia como a ciência que estuda a conduta humana como relação entre fins e meios escassos aplicáveis a usos alternativos.
O objetivo da economia politica não é somente a