FACULDADE ANHANGUERA JOINVILLE
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
PROCESSOS QUIMICOS NA INDÚSTRIA
Edmilson E. Cordeiro - RA: 4240823952 Thiago Simioni - RA: 4473877193 Marcelo Arim Perceu - RA: 5828174756 Vinicius R. Niering - RA: 5213966477
Joinville
2014
Introdução
O presente trabalho tem como apresentar um desenvolvimento tecnológico e cientifico que trouxe importantes avanços na produção química, como consequência, benefícios para a sociedade.
Com as pesquisas realizadas chegamos à conclusão do material escolhido o Ferro, muito utilizado nas indústrias de metais, com o seu tratamento superficial de zinco.
Este trabalho pretende dar informações básicas para uma introdução ao assunto e representa um determinado estágio do conhecimento.
Tratamento de Superfícies
O ferro é o metal mais usado, com 95% em peso da produção mundial de metal. É indispensável devido ao seu baixo preço e dureza, especialmente empregado em automóveis, barcos e componentes estruturais de edifícios.
É um elemento químico, símbolo Fe, de número atômico 26 (26 prótons e 26 elétrons) e massa atômica 56 u. À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro, que depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Controlando-se o teor de carbono (o carbono ocorre de forma natural no minério de ferro), da origem a várias formas de aço. No tratamento de superfícies do ferro escolhemos a galvanização, pois a galvanização é um processo de blindagem onde os íons de metais em uma solução são levados a partir de um campo elétrico para revestir o eletrodo.
A galvanização é o processo de revestimento de um metal por outro a fim de protegê-lo contra a corrosão ou melhorar sua aparência. Trata-se