FACULDADE ALVES FARIA
BRUNO GOMES DUTRA
CRISE ENERGÉTICA NO BRASIL
GOIÂNIA
2015
FACULDADE ALVES FARIA
BRUNO GOMES DUTRA
CRISE ENERGÉTICA NO BRASIL
Disciplina: Metodologia Científica Professor(a): Carla Machado Período: 2º Período
GOIÂNIA
2015
Sumário
Justificativa ---------------------------------------------------- 04
Crise Energética ---------------------------------------------------- 05 e 06
Justificativa
O trabalho a seguir explica o que ocorre no Brasil para que ocorra a Crise Energética. Onde vários fatores agravam a crise com o passar do tempo. Fatores como a falta de planejamento na construção de reservatórios, na urbanização e crescimento desordenado nas cidades, levando ao desmatamento, que juntamente com a falta de chuva faz com que os níveis de reservatórios fiquem cada vez mais baixos, com isso levando a baixa produção de energia por meio das Hidrelétricas.
Crise Energética no Brasil
No Brasil, mais de 90% da energia é produzida nas hidrelétricas, que dependem de água em níveis adequados em seus reservatórios para gerar energia. A ausência de chuvas prejudica a oferta de energia. Por isso, os consumidores devem reduzir o consumo de energia.
Os níveis dos reservatórios das regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste estão se mantendo dentro das expectativas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para que o País garanta segurança para a geração de energia necessária. No Nordeste, a situação e mais grave, em razão de haver praticamente apenas o rio São Francisco como fonte para alimentar as reservas.
A crise energética evidenciou um problema até então encarado com timidez ou indiferença pelo poder público em todos os níveis: a iminente crise da água, resultado da superexploração e falta de preocupação ambiental com os mananciais. Má distribuição da água, desmatamento, desperdício e conflitos de uso são alguns dos problemas que tornam a escassez de água.
Essa