CURSO PROEJA EDIFICA ES 2013
PRFESSOR: LUIZ SANTIAGO SOUZA DO NASCIMENTO DE LACERDA
RELATÓRIO DA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE METODO DA ESTUFA DE ESTERELIZAÇÃO E SECAGEM
ALUNOS: ROBERTO ARAUJO E CICERO LEITE
OURICURI-PE
2. INTRODUÇÃO
O ensaio foi feito com base na norma do DNER. Departamento nacional de estradas de rodagem, nele prescreve o método a ser adotado na execução de ensaio para determinação do teor de umidade de solos. Prescreve a aparelhagem e os requisitos para obtenção do resultado.
OURICURI-PE
RESUMO.
A determinação do teor de umidade existente na amostra de solo pode ser definida de varias formas, porém neste estudo de campo será usado o seguinte método: Estufa Padrão.
A análise da umidade do solo possui grande importância no ramo da construção civil, pois por meio dessa determinação pode-se identificar a quantidade exata de água necessária para obter uma melhor compactação do solo, bem como se o teor de umidade esta na quantidade necessária para alcançar maior resistência desse solo. Todo esse processo é necessário, considerando que é sobre o solo que as estruturas das obras são apoiadas.
OURICURI-PE
2. MATERIAL E MÉTODO
2.1. LOCALIZAÇÃO
A determinação do teor de umidade do solo, pelo método da estufa foi realisada a parti de uma amostra de terra obtida ao lado do auditório do IF sertão campos de Ouricuri-pe. Ás 19 horas e 29 minutos.
2.2. PROCEDIMENTOS, EQUIPAMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS.
Para realização do experimento, primeiramente retirou-se uma amostra de solo no campo e levou para o laboratório. Com esse solo disponível, pegou uma amostra que foi inserida numa capsula e em seguida, determinou o peso da capsula e do conjunto “capsula-solo”. Esse material foi levado para estufa, às 19 horas e 44 minutos a uma temperatura de aproximadamente 65cº. Onde permaneceu por 24 horas e após isto, no dia seguinte quando chegado á sala onde se localizava. A estufa percebeu-se que