Facul
A relação entre o estado e a sociedade é baseada no surgimento da necessidade do bem-comum entre os homens solucionando os conflitos entre eles e assim promovendo a ordem e coletividade. A relação entre Estado e Sociedade deve estar em um contrato social e todas as instituições políticas legitimadas pelo governo, e daí o cidadão é obrigado a cumprir leis, e estar formando o pacto-constituinte.
Para Karl Max, a desigualdade gira em torno da sociedade privada, pois a burguesia tem como objetivo primordial obter lucros, oprimindo seu operariado com condições trabalhistas escravas. Daí, a frase “Operários de todo o mundo uni-vos.”. Max acreditava que o comunismo traria igualdade entre essas classes, já que o papel do estado deveria ser o de legislar em função da igualdade para todos, ele apenas defendia os interesses burgueses o que se faz concluir que o estado promove a desigualdade.
Para Emile Durkheim a sociedade é como um “organismo” que funciona de forma interdependente, pois se alguma parte desse “organismo” não estiver em harmonia irá desequilibrar todo o resto, isso ocorre também na sociedade se algum individuo do grupo não executar sua função de acordo irá desequilibrar o grupo todo, a chamada coesão social.
E a função do estado é estar acima das organizações comunitárias, estando acima dos interesses de qualquer natureza, estando acima de tudo. Executando uma função moral, ou seja, passar a moralidade para a sociedade através da educação moldando os indivíduos para que estes vivam em harmonia, por isso ele coloca a cargo do estado a educação, a fim de acabarem os conflitos entre os indivíduos dos grupos.
E por fim, Max Weber enfatiza o estado burocrático que está relacionado com o controle do poder estatal do aparato burocrático a fim de promover a ordem na sociedade.
O estado tem o monopólio legítimo da força, ou seja, tem o poder para exercer a força física por que ao exercer dominação sobre as pessoas o estado acaba sendo