Saude coletiva
Disciplina: Pronto Atendimento Domiciliar
Análise da formação do enfermeiro para a assistência de enfermagem no domicílio
Autores Emília Luigia Saporiti Angerami; Daisy Leslie Steagall-Gomes
Análise da formação do enfermeiro para a assistência de enfermagem no domicílio (...), das docentes em enfermagem Emília Luigia Saporiti Angerami e Daisy Leslie Steagall-Gomes, tem como objetivo analisar a formação do enfermeiro na assistência no domicilio. O artigo traz a relação dos períodos históricos brasileiros que influenciaram na formação e desenvolvimento da enfermagem e seu contexto domiciliar.
A assistência ao paciente teve varias transições, e hoje deparamos com o retorno do cuidado domiciliar, porem isso já era vivido no inicio desse século e foi dando lugar a internações hospitalares.
O enfermeiro para atuar na assistência domiciliar precisa ter conhecimento e habilidades, e que são desenvolvidos tradicionalmente pela disciplina Saúde Publica. O artigo analisou diferentes currículos, a disciplina e o conteúdo que ajudassem na formação do cuidado domiciliar.
O estudo nos mostra relação de quatro fatos históricos que influenciaram na profissão e na atuação da enfermagem.
1º Período: nas raízes da história - o saneamento dos portos e o surgimento dos núcleos urbanos necessitavam da criação de mínimas condições sanitárias para a viabilização das relações comerciais com o exterior, com isso Carlos Chagas abriu a primeira escola de Enfermagem Brasileira no modelo norte americano.
2º Período: um país se transformando - 1923-1970 – O Brasil estava em um momento de transformação também na área da saúde, com expansão do atendimento à Saúde, mecanismos de inovação dos hospitais, expansão da rede previdenciária e criação de hospitais universitários, demandando assim profissionais na área de enfermagem que atuassem também na chefia.
3º Período: 1970 a 1990 - uma profissão firmando seu espaço – Nesta fase os currículos dos