facul
A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam , gastavam ou deviam, procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. O objetivo é prestar informações de uma pessoa jurídica ou física para a tomada de decisões.
O CFC (Conselho Federal de Contabilidade) define os Princípios em:
1-Entidade: reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade.
2- Continuidade: são as diferenças, as situações pelas quais passam o patrimônio. A continuidade da contabilidade é um aspecto a ser observado cuidadosamente para que se tenha um controle da situação.
3- Oportunidade: se refere ao mesmo tempo, a um todo e um a cada fase do patrimônio, determinando o que deve ser feito de imediato independente do que possa ocorrer.
4- Registro pelo Valor Original: é através dele que registramos as transações do patrimônio, para que possa se ter um controle desde o inicio do patrimônio doa valores originais.
5- Atualização Monetária: ajusta os valores.
6- Competência: tem o objetivo de decidir quando as alterações patrimoniais vão aumentar ou diminuir o patrimônio líquido.
7- Prudência: reforça as necessidades de apresentar informações que reflitam o patrimônio líquido, gera precauções por parte do contador, impõe escolha da hipótese de que resulte menos PL (Patrimônio Líquido).
Eles representam a essência das doutrinas e teorias relativa à Ciência da Contabilidade, pois à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social cujo objeto é o Patrimônio das Entidades.
Em fim o que podemos dizer é que a Contabilidade é governada por um conjunto de leis de formação, as chamadas de Princípios da Contabilidade, que servem para deixarmos mais fácil a utilização da contabilidade no dia a dia.