facul
O filme relata uma epidemia conhecida como, Cegueira Branca, onde toda a população de uma cidade derrepente começa a não conseguir mais enchergar .
Na trama só uma mulher não sofre com a cegueira ( Juliane Moore ) esposa do oftalmologista ( Mark Ruffalo ) que também é afetado pelo fenômeno.
Em um momento de extremas situações, onde somente uma pessoa não perde a visão, ela se entrega de corpo e alma a tentar ajudar as pessoas e principalmente seu marido a atravesssar essa complexa situação.
Falta de água, comida e higiene pessoal são algumas das dificuldades que todos tem que enfrentar juntos, mais quando o ser humano é forçado a extremos ele se volta para a sua própria individualidade não pensando mais nos outros que estão ao seu lado.
Para ficar ao lado de seu marido e ajuda-lo a esposa do médico , tem que se desprender de seus próprios princípios de vida , até porque o médico estando cego se torna vulnerável a tudo que acontece.
O filme desperta discussões sobre, abuso de poder , critica a sociedade, as dificuldades de adaptação, as situações que nos levam a atitudes extremas e também o amor e caridade que uma mulher pode ter por seu marido e pelas outras pessoas.
A cidade se torna um caos e as pessoas se desesperam e tem que se submeter a situações que jamais imaginavam ter que passar.
As mulheres são as mais afetadas, pois sofrem todos os tipos de abuso , inclusive tendo que fazer sexo com vários homens em troca de comida.
Pessoas boas se tornam não tão boas assim e pessoas ruins se tornam ainda piores , fazendo parte de uma cidade totalmente abandonada pelas autoridades competentes.