Facul
ATPS
Tratamento da Informação e Indicadores Sociais
Alexandra Beatriz Raymundo Carlin RA: 2030942460
Claudia Barbosa RA: 2052988754
Myrna Alves dos Santos RA: 2034965038
Série. 6º semestre
Tutora Presencia: Claudia Barbosa
Tutora a distancia :Maria Clotilde Pires Bastos
Sertãozinho, 13 de Setembro de 2012.
INTRODUÇÃO
Para além da crescente sofisticação na produção de instrumentos de avaliação de programas, projetos e mesmo de políticas públicas é fundamental se referir às chamadas questões de fundo, as quais informam, basicamente, as decisões tomadas, as escolhas feitas, os caminhos de implementação traçados e os modelos de avaliação aplicados, em relação a uma estratégia de intervenção governamental qualquer.
E uma destas relações consideradas fundamentais é a que se estabelece entre Estado e políticas sociais, ou melhor, entre a concepção de Estado e as políticas que este implementa, em uma determinada sociedade, em determinado período histórico.
Na análise e avaliação de políticas implementadas por um governo,fatores de diferentes natureza e determinação são importantes.
Especialmente quando se focaliza as políticas sociais (usualmente entendidas como as de educação, saúde, previdência, habitação, saneamento etc.) os fatores envolvidos para a aferição de seu sucesso ou fracasso são complexos, variados, e exigem grande esforço de análise.
Estes diferentes aspectos devem estar sempre referidos a um contorno de Estado no interior do qual eles se movimentam. Torna-se importante aqui ressaltar a diferenciação entre Estado e governo. É possível se considerar Estado