Profuncionario infraestrutura modulo 10
O QUE É ISSO A QUE CHAMAMOS ESPAÇO?
Nesta unidade estudamos os variados conceitos de espaço segundo os filósofos Rene Descartes e Immanuel Kant, que serviram de ponto de partida para muitos outros pensadores, como Jean Piaget. O movimento, a vida humana, é o gerador da ideia de espaço. E para termos a percepção deste espaço, utilizamos os sentidos: paladar, olfato, tato, audição, visão. Observamos que representações podem ser de vários tipos, como palavras, mapas, desenhos, fotografias, desenhos e modelos reduzidos , estas duas últimas usadas para pensar a arquitetura, onde está o espaço escolar, vimos ainda as etapas a que se refere um projeto de edificação.
Pratique.
Vamos então, fazer um pequeno exercício de observação de nosso próprio corpo, prestando atenção nos movimentos que fazemos. Imagine que estamos sentado e quietos. Mas estamos respirando e, para respirar, fazemos um pequeno movimento com nosso peito e com a barriga.
Faça uma lista dos movimentos visíveis do corpo quando vamos trabalhar e enquanto estamos fazendo nosso trabalho, conforme as tarefas de cada um.
Ao nos dirigirmos ao nosso local de trabalho, podemos notar principalmente o movimento causado pelo caminhar de nossa residência até a escola. Ao executar as tarefas também caminhamos de uma dependência a outra do colégio, realizamos diversos movimentos com os braços para varrer, tirar a poeira, nos levantamos e abaixamos na execução das tarefas.
UNIDADE 2
O EDIFÍCIO ESCOLAR
Nesta unidade vimos que a escola pode ser compreendida como um conjunto articulado de atividades e espaços, onde as atividades de ensino e aprendizagem implicam na utilização de salas, terrenos e áreas físicas. A articulação entre as unidades escolares é responsável pela imagem que fazemos da escola, que é tratada na proposição da arquitetura do edifício, tarefa que cabe inicialmente às instituições que cuidam do planejamento escolar definindo as necessidades físicas, e também aos arquitetos ou