Factoring HP SEARCHER

2205 palavras 9 páginas
Introdução
Neste presente artigo de pesquisa elaborado em grupo de estudantes, prosseguiremos com a disposição e a explicação do Factoring (uma actividade comercial, mista e típica, que soma prestação de serviços à compra de activos financeiros). Durante o percurso não deixaremos afora as relações existentes entre o mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresa fomentada vender seus créditos “factoring” com outras actividades comerciais, a distinção entre banco e factoring, razões de recorrer com uma factoring, vantagens de parceria com uma factoring, finalidade de factoring etc.

Factoring
A palavra Factoring, mundialmente conhecida, a partir do século XVII, não encontra tradução precisa em português. Factoring não é banco, nem instituição financeira, pois o banco capta recursos e empresta dinheiro e por isso necessita de autorização do Banco Central para funcionar. Factoring presta serviços e compra créditos. Empresa que capta recursos no mercado, empresta dinheiro com juros, faz crédito directo ao consumidor ou crédito pessoal.
1. Conceito
Factoring é uma actividade comercial, mista e atípica, que soma prestação de serviços à compra de ativos financeiros. A operação de Factoring é um mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresa fomentada vender seus créditos, gerados por suas vendas à prazo, a uma empresa de Factoring. O resultado disso é o recebimento imediato desses créditos futuros, o que aumenta seu poder de negociação, por exemplo, nas compras à vista de matéria-prima, pois a empresa não se descapitaliza.
1.1 Conceito
Factoring é uma actividade que consiste na tomada de créditos a curto prazo por uma instituição financeira (Factor) que os fornecedores de bens e serviços (Aderentes) constituem sobre os seus clientes (Devedores). Uma operação de factoring envolve pelo menos 3 intervenientes, podendo a relação entre eles ser resumida da seguinte forma:
1 - Venda de bens ou serviços: o ADERENTE

Relacionados