facismo
INTRODUÇÃO
Fascismo é a forma de autoritarismo do século XX que pretende a estrita regulamentação da existência nacional e individual de acordo com ideias nacionalistas e com freqüência militaristas; os interesses opostos são resolvidos mediante a total subordinação a serviço do Estado e uma lealdade incondicional a seu líder. O fascismo baseia suas idéias e formas no conservadorismo extremo. Os regimes fascistas costumam ser confundidos com as ditaduras — e às vezes se transformam nelas —, governos militares ou tiranias autoritárias, mas o fascismo em si mesmo é diferente desses regimes por ser de forma concentrada um movimento político e uma doutrina sustentados por partidos políticos à margem do poder.
Surgiu com força pela primeira vez em diferentes países entre 1919 e 1945, sobretudo na Itália, Alemanha e Espanha. Em um sentido estrito, a palavra fascismo refere-se apenas ao partido italiano que a criou, mas atualmente pode ser aplicada a qualquer ideologia política semelhante.
O termo fascismo foi utilizado pela primeira vez por Benito Mussolini em 1919 e fazia referência ao antigo símbolo romano do poder, o fascio, um feixe de varas atadas a um eixo, que representavam a unidade cívica e a autoridade dos oficiais romanos para castigar os delinqüentes. Em 1922, Mussolini chegou ao governo italiano ameaçando um golpe de Estado caso suas exigências fossem recusadas. No começo, governou de maneira constitucional, liderando uma coalizão de partidos, da qual se desfez tão logo superou os obstáculos que limitavam a sua autoridade e implantou uma ditadura.
DESENVOLVIMENTO
Com o fim da Primeira Guerra Mundial(1914 – 1918), a Itália foi ignorada nos tratados que selaram o conflito. O desgaste social e econômico mal recompensado mobilizou diferentes grupos políticos engajados na resolução dos problemas da nação italiana. No ano de 1920, uma greve geral de mais de dois