FACISA
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DAVIDSON QUEIROZ
DALMO ROBERTO DA SILVA MARTINS
FABIO DOS SANTOS BATISTA
EU LÍRICO E SUJEITO IDEOLÓGICO - ANÁLISE DO TEXTO A LÍRICA IMPREVISTA DE ALICE RUIZ
Itamaraju-BA
2014
DAVIDSON QUEIROZ
DALMO ROBERTO DA SILVA MARTINS
FABIO DOS SANTOS BATISTA
EU LÍRICO E SUJEITO IDEOLÓGICO –
ANÁLISE DO TEXTO A LÍRICA IMPREVISTA DE ALICE RUIZ
Pesquisa apresentado como requisito de avaliação parcial na Disciplina Português Comunicação Empresarial. No curso de Bacharelado em Administração da FACISA - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. Professor: Alfredo Vilas Boas, 2º semestre.
Itamaraju-BA
2014
EU LÍRICO E SUJEITO IDEOLÓGICO - ANÁLISE DO TEXTO A LÍRICA IMPREVISTA DE ALICE RUIZ
Definições
a) Eu lírico - O Eu-lírico é quando o poeta expressa sentimentos que não sentiu necessariamente, ou sentiu com uma outra intensidade da realidade, tratando-se então de não ser seu “eu” real, mas de um “eu” poético, ou lírico.
A palavra lírico origina-se de um instrumento musical antigo chamado lira. Este instrumento foi muito utilizado pelos gregos a partir do século XII a.C.
b) o sujeito ideológico - que surgiu, na década de 60 do século passado, através das figuras de Jean Dubois e de Michel Pêcheux. Aquele, um linguista, lexicólogo, envolvido com as questões linguísticas da época; este, um filósofo, voltado, em especial, para os embates do marxismo e da psicanálise Ambos, embora imbuídos em pesquisas com reflexões específicas, partilhavam entre si das manifestações das classes sociais (Mussalim 2001:101). Em suma o sujeito ideológico por ser definido como o conjunto de enunciados sobre determinados temas, que estão presos às posições ideológicas dos sujeitos sociais e que, por isso, determinam a produção de sentidos no