Facilitação da escolha profissional
Ao pensarmos em Orientação Vocacional pensamos logo em vocação, ou seja, alguém que determina o próprio caminha a fim de ir atrás do que é chamada, neste caso a profissão. Essa escolha tem que se basear em sua identidade, portanto quando o jovem, adolescente, o adulto vai em busca de uma orientação ou re-orientação está indo em busca de seu auto-conhecimento como pessoa apriore, pra então depois de se conhecer, fazer essa escolha.
O Texto relata Bohoslavsky diferenciando os conceitos de identidade vocacional e identidade profissional, mas sendo que em nenhum momento elas se separam, pois estamos falando de uma única pessoa, tendo o orientador a trabalhar com esses conceitos em conjunto, afinal devemos olhar pro todo e não para as partes. Auxiliando o individuo as trabalharem juntas para então fazer sua escolha de maneira saudável.
Na orientação profissional como já havia citado acima, esses conceitos deverá ser trabalhados mais profundamente, onde os “porquês, pra que” devem ser respondidas. Essa etapa é que o orientando deve responder as demandas desse orientando, a ponto de tirar e expor todos os pontos de interrogação que o mesmo trás para sua orientação.