Fabrica O
O comando numérico surgiu nos Estados Unidos por volta de 1950. Em uma fresadora usada, de três eixos, foi introduzida uma adaptação eletrônica e mecânica para usinagem de peças com geometrias complicadas, empregadas em aviões e helicópteros. O controlador eletrônico montado na máquina era muito diferente dos pequenos e atuais controladores numéricos. Era quase maior do que a própria máquina e precisava de muita energia elétrica. Além das constantes falhas, tinha capacidade de cálculo bastante limitada, mas para a época era um grande avanço.
Essa nova tecnologia foi inserida aos poucos nas indústrias dos EUA e da Europa até início dos anos 1960. Houve uma barreira natural colocada pelos usuários, porque, como ocorre com toda nova tecnologia, os equipamentos eram bem mais caros e a tecnologia duvidosa, além de que não havia registros de eficiência comprovada.
Apenas algumas indústrias do ramo aeroespacial e automobilístico tiveram condições financeiras para adquirir essa nova tecnologia.
Definição
CNC pode ser definido como sendo um equipamento eletrônico capaz de controlar automaticamente uma máquina, através de códigos que representam unidades de distância, velocidade, rotação, tempo e qualquer outro dado necessário para execução da usinagem.
A usinagem feita por uma máquina CNC, o princípio é o mesma de uma máquina convencional, pois terá que obedecer uma sequência de operações.
Teremos que fornecer as instruções ao CNC, através de um programa. Portanto um programa deve conter todos os dados necessários para os deslocamentos ao realizamos um perfil (dados geométricos) e os dados tecnológicos (velocidade de corte, avanço, etc.), obedecendo uma sequência lógica de operações de usinagem.
Elementos do Comando
A principal parte do comando CNC é constituído por um processador, no qual todos os cálculos e combinações lógicas são efetuados.
O comando CNC representa um vinculo entre o operador e a máquina, e para isto é necessário que