fabrica de gelo
Introdução FICHA TÉCNICA.
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Indústria e Comércio
Tipo de Negócio: Fabricação de Gelo
Produtos Ofertados/Produzidos: Gelo em barras/cubos
Situação do Mercado: Sofre concorrência de grandes empresas
Investimento: gira em torno de R$30 a R$50mil reais
Área Mínima: 80m2
APRESENTAÇÃO. Uma fábrica de gelo, mesmo que de pequeno porte, é um empreendimento arriscado. Sua instalação exige um investimento inicial relativamente alto. A concorrência das grandes ramo, o empreendedor deve estar atento à qualidade da água utilizada. Como se trata de uma matéria-prima imprescindível, pode-se optar pela perfuração de um poço artesiano, com cerca de 100 metros de profundidade, para garantir a pureza da água. Isso evita os prejuízos, em caso de cortes de fornecimento, comuns quando se depende exclusivamente das empresas de água e esgoto.
MERCADO. Para identificar o mercado, é preciso analisar a oferta e a demanda do produto no mercado e os imóveis disponíveis no bairro. Os riscos são alto custo do aluguel e dos equipamentos básicos, a dificuldade para obter assistência técnica e os períodos muito longos de sazonalidade em algumas regiões. O gelo é consumido, principalmente, por bares, restaurantes, pensões, peixarias e residências. Os fornecedores se limitam a indústria de refrigeração localizada, em sua maioria. O mercado concorrente deve ser analisado de acordo com o volume de produção, o preço praticado, os equipamentos utilizados, o sistema de distribuição e a qualidade do produto.
LOCALIZAÇÃO. A fábrica deve ser instalada em regiões que tenham água, luz e telefone.
Os equipamento não ocupam muito espaço, por isso, um loja, um galpão ou um barracão de 80 metros quadrados é suficiente.
PROCESSO DE FABRICAÇÃO. O processo de fabricação de gelo é muito simples. Para fabricar gelo em barra, a água é colocada em formas especiais de 10 Kg, que são mergulhadas em solução de cloreto de sódio ou