FABIO
INTRODUÇÃO
Nosso caso clinico, tem objetivo de mostrar o que é o tártaro e quais as suas consequências. O tártaro pode ser chamado também de cálculo dental, é a placa bacteriana que endurece na superfície dos dentes. O tártaro pode ser formar também sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Pode levar a problemas mais sérios como a cárie e gengivite. Também é um problema estético, por ser poroso ele absorve manchas com mais facilidade.
HISTÓRIA DO PACIENTE
No decorrer do estágio no Serviço obras social (S.O.S), ao atender o paciente S.L.A percebemos a presença de cálculo dental em todos os dentes inferiores e alguns dentes superiores.
O paciente nunca foi informado sobre uma adequada escovação dental e disse que sua alimentação é rica em açúcar. Escova os dentes apenas 2 vezes ao dia, depois do almoço e na hora de dormir.
EXAME CLÍNICO
No exame clinico realizado, foi constatado a presença de cálculo dental nos dentes inferiores e em alguns dentes superiores. Ao realizar a evidenciação de placa bacteriana, foi observado uma grande quantidade de biofilme aderido a superfície dentária. Foi encontrado um indicie de cárie no elemento 22 na face distal.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico foi feito no momento do exame clinico, foi constatado a presença de cálculo dental.
PLANO DE TRATAMENTO
A remoção do tártaro é um procedimento simples, a remoção do tártaro supra gengival é feita utilizando-se instrumentos manuais, como os extratores de tártaros. Pode-se também utilizar o ultra-som odontológico e, em seguida, com o auxílio dos instrumentos manuais, realizar a limpeza fina. O tártaro subgengival é removido utilizando-se