Fabio
RESUMO Aborda-se neste artigo o papel fundamental do líder no âmbito organizacional, bem como a postura deste perante os colaboradores. O estudo ressalta a preocupação da Gestão de Pessoas com os colaboradores, suas aspirações, necessidades, bem estar e motivação. Comenta-se: a administração participativa, a motivação da força de trabalho, a aprendizagem, a percepção, a comunicação, a importância dos recursos humanos, o clima e a cultura da organização. Objetiva-se com este trabalho ampliar os conhecimentos sobre o nível do indivíduo e as interações deste com as outras pessoas, bem como tecer considerações sobre as posturas de liderança e a correlação entre a gestão participativa e a atuação do líder no ambiente organizacional, fazendo-se necessária a compreensão do processo de comunicação interpessoal, da aprendizagem individual e coletiva e também do modus de gestão que pode incidir no clima e na cultura empresarial .A pesquisa foi elaborada de forma simples, porém compreende pontos fundamentais do tema abordado, a mesma foi baseada em estudo bibliográfico. Palavras-chave: Participação. Motivação. Colaboradores. Comunicação. Indivíduo. Clima.
*Alunos do 5º período de 2009, dos cursos de: ADHP e ADHT e TU da sala 130, do turno noturno da Faculdade Atenas Maranhense – FAMA.
1 INTRODUÇÃO O estudo focaliza a relação do líder com o ambiente organizacional, sua contribuição para a produtividade dos colaboradores e seu empenho em satisfazer os indivíduos de forma justa e motivadora. A compreensão do comportamento das pessoas e dos grupos dentro da organização e o direcionamento desses indivíduos à percepção das suas potencialidades, são tarefas que fazem do gestor um líder de visão, que objetiva o sucesso da instituição e o bem estar dos liderados. A administração participativa é